sexta-feira, 29 de abril de 2011

O Motor VR


Os motores VR5 e VR6 seguem uma configuração desenvolvida pelo grupo Volkswagen. É similar ao motor em V, mas com as linhas "dês" cilindros formando um "V" com ângulo de apenas 10.6° ou por 15°, diferentemente dos tradicionais ângulos de 45°, 60°, ou 90°.

Para tentar explicar um pouco isso que deve ter ficado esquisito para você, vamos colocar em exemplos esses ângulos, diferenças... ta parecendo mais aula de matemática do que de outra coisa não é mesmo ? Mas assim é que é bom...

Bem, a Volkswagem produziu motores denominados VR6, com ânulo entre as fileiras dos cilindros de 10,6° e também com ângulo de 15°. Estes ângulos são tão estreitos que tornam estes motores muito parecidos com os motores de 6 cilindros em linha, como a ordem de ignição e o uso de um único cabeçote.

Por sua vez a Opel produziu motores V6 com ângulo de 54°, de modo a serem usados em automóveis de tração dianteira.

Já a Ferrari Dino foi inicialmente alimentado por carburadores. Um ângulo de 60° limitava o tamanho dor carburadores, para viabilizar a instalação destes optou-se por um ângulo de 65°, o que trouxe um ligeiro aumento de vibração.

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